EnglishPortugueseSpanish

15 vantagens de migrar para nuvem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Tempo estimado para a leitura: 23 minuto(s)

vantagens de migrar para nuvem

A previsão de crescimento em 2020 da computação em nuvem no Brasil é de 36,6%, cerca de R$ 3,5 bilhões segundo pesquisa do IDC.

Ao migrar para a nuvem, um grande número de soluções, métodos e ferramentas passam a estar disponíveis e são grandes aliados para o seu negócio.

Nesta postagem aqui no blog da computer consulting vamos falar de 15 vantagens de se migrar para a nuvem pública.

Inovação

Uma grande vantagem de migrar para a nuvem é a inovação.

A inovação é um diferencial competitivo para as organizações de qualquer porte. Num ambiente de cloud computing há um número significativo de tecnologias de ponta disponíveis para descobrir, aprender, testar, implementar e etc. Essas tecnologias que antes poderiam ter um custo restritivo agora estão disponível a custos acessíveis para empresas de todo tamanho.

Um ambiente como esses colabora para que se desenvolva negócios fora da dinâmica tradicional.

Veja os exemplos do Office da Microsoft e dos aplicativos gráficos da Adobe que se reinventaram com seus produtos de linha de frente.

Eram aplicações com custos às vezes restritivos, dependendo do tipo de consumidor. Hoje são comercializados num modelo completamente diferente e mais acessível. Mágicas da computação em nuvem.

Custo

Os custos são mais atraentes proporcionalmente quando comparados a investimentos convencionais em TI.

Não há mais necessidade de investimentos com servidores, no breaks, climatização, energia, data center, manutenção de hardware e licenças para citar alguns.

Ao migrar para a nuvem você paga pelo que usa de forma análoga a energia elétrica.

Elasticidade

Esse é, sem dúvida, um dos mais incríveis e exclusivos recursos da computação em nuvem.

A elasticidade da nuvem permite que provisione imediatamente mais infraestrutura de TI para atender uma demanda ou menos recursos quando não mais necessário.

Ou seja, um site de e-commerce, para citar um exemplo, que necessita de muito mais recursos para atender um pico com ocorre na black friday pode tê-los a disposição. Ao fim desse pico, os recursos podem ser reduzidos.

Mobilidade

Outra vantagem de migrar para a nuvem que pode interessante do ponto de vista dos negócios é estar disponível em qualquer lugar a qualquer hora de qualquer dispositivo.

Portanto, uma empresa brasileira, o migrar para a cloud computing, pode fornecer seus produtos a qualquer lugar do mundo. Por outro lado, seus colaboradores podem acessar ERPs, CRMs, Intranet e outros aplicativos de qualquer lugar.

Desempenho

Não adiantaria migrar para a nuvem e disponibilizar seus produtos para a China e a experiência dos clientes ser péssima para navegar no seu e-commerce. Ocorre que a latência (atraso na chegada de uma informação) é um problema por causa da distância.

Mas os grandes provedores de nuvem oferecem soluções também para esse tipo de necessidade. Na AWS, por exemplo, há o Cloudfront que é uma espécie de cache distribuído globalmente.

Infraestrutura Atualizada

A partir da migração para a nuvem, uma responsabilidade deixa de existir para a sua TI: a atualização da infraestrutura.

Nada de atualizações de segurança, chega de se preocupar com novas versões de sistemas operacionais, bancos de dados e ferramentas de sistema. Mesmo a atualização de hardware deixa de ser uma preocupação da sua TI.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados é um ponto de atenção para muitas empresas hoje. E não deixa de ser algo a se considerar ao migrar para a nuvem.

Há um post interessante aqui no blog que trata sobre a Cloud e a LGPD.

O fato é que a cloud computing pode ajudar muito a manter a conformidade com a nuvem. De fato, as políticas de compliance da nuvem podem adiantar os passos de uma empresa em direção a conformidade com LGPD.

Licenciamento

Servidores em nuvem demais aplicações obedecem políticas de conformidade e são oferecidos com as devidas licenças.

Dependendo dos produtos de software e da política de licenças de uma empresa, esse item também pode ser riscado da lista de preocupações.

Ao migrar para a nuvem há também a possibilidade de migrar as licenças que já possui, se achar necessário.

MarketPlace

Ao migrar para a nuvem sua empresa tem a disposição um grande mercado de aplicativos, utilitários e ferramentas, de diversos fornecedores, otimizadas a computação em nuvem para apoiar o seu negócio.

Ferramentas para biometria, gps, inteligência artificial, robótica entre outros que estão totalmente integradas ao ambiente na nuvem e de fácil integração.

Segurança

Como planejar a jornada de migração para cloud computing e não abortar o tema segurança.

Existe uma opinião muito popular de que ao migrar para a nuvem pública sua infraestrutura está exposta a riscos de segurança.

Neste caso, a segurança não seria uma das vantagens da nuvem e sim, uma grande desvantagem.

Vamos tratar desse tema dividindo-o em 3 sub-tópicos

Segurança da infraestrutura de Nuvem

Há a questão da segurança relacionada à própria infraestrutura que sustenta a cloud computing.

Neste respeito, a segurança da infraestrutura da nuvem pode ser divida em camadas. Mas não é objetivo deste post se aprofundar neste respeito.

Assim, falando da camada de segurança de acesso há procedimentos obrigatórios para impedir acesso físico não autorizado e, consequentemente, o roubo de informações dos usuários da nuvem. A também exigentes padrões que envolvem o ciclo de vida dos dispositivos que armazenam os dados da nuvem com rígidas políticas para instalação, manutenção e descarte. Veja o whitepaper do Google Cloud sobre segurança e descarte de mídia.

Segurança DA Nuvem

A segurança de toda informação contida na Nuvem é de responsabilidade do player, ou provedor de nuvem.

Sabendo disso, os mais importantes players que sustentam grande fatia do mercado de computação em nuvem têm um enorme preocupação com a segurança estabelecendo rígidas políticas de segurança da informação até onde sua responsabilidade alcança.

A computação em nuvem é sustentada – como tudo em tecnologia – por hardware e software. Isso significa que há sistemas operacionais e aplicativos que suportam e mantém hardwares, sistemas operacionais e aplicações virtuais utilizadas por quem faz uso da computação em nuvem. E esta infraestrutura nos bastidores é fortemente protegida pelos provedores da nuvem.

Essa poderosa estrutura de segurança é auditada e certificada por instituições de reconhecimento global como PCI, HIPAA e ISO.

Segurança NA Nuvem

Já a segurança de servidores virtuais na nuvem, bancos de dados e toda infraestrutura que o cliente da nuvem implementa é de responsabilidade do próprio usuário da nuvem e não do provedor de cloud. 

Oportunamente, os provedores da computação em nuvem um arsenal de ferramentas e soluções de cibersegurança como firewalls, detecção de intrusão, autenticação de 2 fatores e endpoints de segurança.

Cabe a você a implementação da segurança ao migrar para a nuvem e também cabe a você o aperfeiçoado contínuo.

Para aquelas estratégias de negócios que processam dados sensíveis como a área da saúde e financeira as certificações que a cloud computing recebe podem ser herdadas auxiliando no cumprimento de requisitos de conformidade.

Arquitetura Serverless

Inovações como a arquitetura serverless é que tornam a computação em nuvem tão fascinante e a migração para a nuvem uma proposta atraente para as empresas.

A proposta da arquitetura serverless é permitir que rode aplicações sem a preocupação com aspectos de infraestrutura de servidores como capacidade de processamento, memória, tipo e quantidade de armazenamento e bibliotecas.

Toda esta configuração, funcionalidade, compatibilidade e atualizações são entregues e mantidas pelo provedor de cloud computing.

Assim o cliente da nuvem emprega muito mais esforços com os aspectos de negócios de sua aplicação em vez demandar tempo com a infraestrutura necessária.

Rápida implementação

O projeto da computação em nuvem possibilita que com alguns cliques e poucos minutos seja possível implementar um servidor ou vários, bancos de dados, regras de firewall conexões VPN e serviço de contêineres. Assim como em questão de minutos pode ser feito backup de um servidor inteiro ou sua restauração.

Claro que uma infraestrutura on premisses também pode oferecer essa agilidade. Mas muito investimento é necessário para isso. E a Nuvem já está pronta e continuamente evoluindo.

Resiliência

A Nuvem foi arquitetada para a resiliência. Um termo que, teoricamente, não existe no vocabulário da cloud computing é “a Nuvem está fora ar”.

E não apenas a infraestrutura da Nuvem foi projetada para alta disponibilidade, recuperação de desastres e continuidade dos negócios como também os serviços oferecidos foram pensados para fornecer resiliência.

Resumindo a Nuvem é resiliente e oferece resiliência para os usuários.

A Computer Consulting é uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Especialista em Cloud Computing, Linux e Cibersegurança.

Deixe seu comentário

Computer Consulting

Hoje em dia temos o orgulho de ter ajudado várias empresas a tirar da frente entraves de TI para melhorar sua produtividade.

Posts recentes

Contate-nos