EnglishPortugueseSpanish

Debate: quais são os serviços serverless na nuvem

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Tempo estimado para a leitura: 11 minuto(s)

serviços serverless na nuvem evolução

Serviços serverless na nuvem

A arquitetura serverless veio para ficar. A quantidades de serviços serverless na nuvem evidencia isso.

Não é para menos, afinal empresas que utilizam arquiteturas serverless podem se beneficiar de reduções de custos operacionais, complexidade e tempo de implantação significativos.

O termo serverless

Serverless numa tradução livre significa sem servidor. Na prática, não apenas um mas grande número de servidores é estruturado para oferecer um serviço em nuvem em que o cliente tenha a sensação de que “não há servidor” por trás de um serviço.

O conceito de serverless

Serverless é um serviço na nuvem totalmente gerenciado pelo provedor de cloud, ou seja, o cliente não se preocupa com questões de hardware, sistema operacional, atualizações de segurança, patches e a elasticidade (ampliação ou diminuição) automática do serviço e tolerância a falhas. Além disso, o cliente paga apenas, efetivamente, pelo recurso que consumir.

Em termos práticos, um cliente de cloud computing mantém seu foco no negócio e deixa todas as preocupações com relacionadas as infra-estrutura absolutamente sob a responsabilidade do provedor de modo que parece não haver servidores por trás de sua operação.

O surgimento do serviço serverless na nuvem pública

O termo serverless se tornou hype a partir de 2014 com o AWS Lambda.

A comunidade de desenvolvedores adotou o termo para descrevê-lo como um framework orientado a eventos para desenvolvimento de aplicações cloud, framework este que oferece funções como serviços (FaaS).

Em 2015 surgiu o Serverless Framework, um projeto open source para permitir o desenvolvimento de aplicações cloud que não tenham absoluta dependência de um provedor cloud.

O debate

Como visto, o termo serverless surgiu a partir de um produto da Amazon, o AWS Lambda, voltado para o desenvolvimento de aplicações e adotado pela comunidade de desenvolvedores para descrever uma arquitetura de cloud para o desenvolvimento de aplicações orientada a funções e eventos.

Portanto, o debate é se serverless são apenas aqueles serviços na nuvem FaaS destinados ao desenvolvimento de aplicações  como é o caso do AWS Lambda, Azure Functions, Google Cloud Functions.

Você poderá encontrar uma grande quantidade de informações sobre o assunto Serverless sempre listando de serviços serverless na nuvem direcionados ao desenvolvimento de aplicações como o AWS Lambda e seus concorrentes.

E quanto a outros serviços na nuvem completamente gerenciados em se paga apenas pelo consumo mas que não sejam voltados exclusivamente para o desenvolvimento de aplicações?

Digno de nota é o fato de o responsável pela hype do termo serverless, a Amazon Web Services parecer pouco se importar em caracterizar como serverless outros de seus serviços serverless na nuvem já que têm as características necessárias embora destinados não apenas ao desenvolvimento de aplicações cloud.

A AWS oferece uma gama de produtos para armazenamento de objetos e arquivos, bando de dados, orquestração e análise de dados que ela mesma descreve como serviços serverless na nuvem.

Embora serverless seja, hoje, muito usado para designar um modelo de programação, não está limitado apenas a esta área de conhecimento da TI.

Aqui na Computer Consulting a gente, como consultoria AWS parceira, entende como serviço serverless aquele que se encaixa nos princípios mas que pode ajudar a clientes de qualquer segmento.

Portanto, sob nosso ponto de vista qualquer serviço na nuvem, não importando se sua finalidade é armazenar, orquestrar, analisar ou desenvolver, que seja totalmente gerenciado pelo provedor de cloud, que escala recursos automaticamente e em que se paga apenas pelo consumo pode ser considerado serverless.

E muito mais que um conceito é uma evolução.

Finalmente, o que não se discute é que da mesma forma que a cloud computing se tornou uma evolução da TI, serverless está se tornando uma evolução da cloud computing.

E você, como define serviços serverless na nuvem?

A Computer Consulting é uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Consultoria AWS parceira especializada em Cloud Computing, Linux e Cibersegurança.

Deixe seu comentário

Computer Consulting

Hoje em dia temos o orgulho de ter ajudado várias empresas a tirar da frente entraves de TI para melhorar sua produtividade.

Posts recentes

Contate-nos