EnglishPortugueseSpanish

ECS vs Fargate. Qual devo escolher

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Tempo estimado para a leitura: 8 minuto(s)

ECS vs Fargate

O que é o ECS?

O AWS Elastic Container Service é um orquestrador de contêineres Docker da Amazon Web Services. Esse serviço na nuvem da Amazon é quem gerencia as tarefas que podem ser conjunto de contêineres.

Portanto, é errado pensar em ECS vs Fargate. O ECS apenas orquestra tarefas que executam os contêineres. Fargate é utilizado para execução de uma tarefa e é oferecido pelo ECS. Outra maneira de execução de contêineres que também é oferecida pelo ECS é pelo uso de instâncias de contêineres ou ECS EC2.

O que é o ECS EC2?

Nada mais que uma instância EC2 na AWS rodando um host de contêiner. Simples assim.

Inclusive, após ser lançada pelo ECS, a instância pode ser visualizada no painel de instâncias EC2.

Se por um lado não há cobranças pelo ECS, por outro há o custo de uma instância EC2 completa lançada pelo ECS.

Além disso, a aplicação de atualizações de segurança e patches na instância são de responsabilidade do cliente, bem como o processo de load balancing e auto scaling.

O que é o Fargate?

O ECS Fargate é um serviço totalmente gerenciado para a execução de contêineres Docker sem a necessidade de provisionamento de instâncias.

Com ele, o custo é cobrado por tarefa em execução com base na configuração de recursos durante a implantação.

ECS EC2 vs ECS Fargate

[table id=1 /]

ECS EC2 vs ECS Fargate. Qual devo escolher?

O grande diferencial do Fargate é o fato de ser totalmente gerenciável pela AWS o que significa nenhum esforço da parte do cliente sobre a manutenção da infraestrutura do contêiner. Nada de atualização de versão do Docker, patches, preocupações com vulnerabilidades no Docker ou ajustes no sistema operacional. É só fazer o pull da imagem e rodar o contêiner.

Por outro lado, os custos por hora são maiores quando comparados com instâncias EC2 do ECS.

Além do mais, sua carga de trabalho não deve necessitar armazenamento persistente em bloco – pelo menos não além dos 20Gb efêmeros fornecidos atualmente – já que o Fargate não oferece integração com quaisquer tipos armazenamento de objetos, blocos ou volumes de rede.

Tendo isso em mente, se pretende executar aplicações microsserviços em contêineres Docker e quer se preocupar apenas com elas, escolha o ECS Fargate.

Elevadas cargas de trabalho regulares podem elevar os custos de modo significativo e neste caso a opção por instâncias ECS EC2 pode se tornar uma aliada – a despeito da manutenção elevada envolvido – para os custos.

Somente as Instâncias ECS EC2 oferecem a opção do Windows.

E para cargas de trabalho com a exigência de dados persistentes não há outra escolha senão as instâncias ECS EC2.

Conclusão

A questão, portanto,  não é ECS vs Fargate. Fargate é oferecido pelo ECS, assim como instâncias EC2 especializadas são também são oferecidas pelo ECS.

Determinar quando partir para Fargate ou EC2 deve ser parte de seu planejamento inicial na jornada para a nuvem.

A Computer Consulting é uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Consultoria AWS parceira especializada em Cloud Computing, Linux e Cibersegurança.

Deixe seu comentário

Computer Consulting

Hoje em dia temos o orgulho de ter ajudado várias empresas a tirar da frente entraves de TI para melhorar sua produtividade.

Posts recentes

Contate-nos